Cheguei no meu destino, mas a minha bagagem não! E agora?!

Por Letícia Rodrigues, 24 de março de 2023

Cheguei no meu destino, mas a minha bagagem não! E agora?!

Letícia Rodrigues Advocacia

Só quem já passou pela situação de chegar ao destino sem as suas bagagens sabe como é desesperador.

Organizamos a mala com todos os pertences necessários para aquela viagem, confiamos no serviço prestado pela companhia aérea, e acabamos frustrados.

Infelizmente é uma situação que vem acontecendo com frequência, principalmente em voos internacionais. Cada vez mais, nos grandes aeroportos, nos deparamos com galpões enormes repletos de bagagens extraviadas, perdidas, aguardando para serem encontradas. 

Por mais desesperador que seja essa situação, caso você passe por isso, é importante tomar algumas atitudes com agilidade, para conseguir encontrar a sua bagagem o quanto antes. 

  • Em primeiro lugar, procure o guichê da companhia aérea e preencha o formulário de irregularidade de bagagem. Certifique-se de informar todos os detalhes sobre a sua bagagem, como a cor, o tamanho, as características distintivas, etc. e disponibilize seus contatos para que a companhia possa te contatar assim que a bagagem for localizada. Lembre-se de guardar o número do protocolo gerado para manter o acompanhamento via e-mail ou telefone. 

 

  • Mantenha a calma e documente tudo: embora possa ser frustrante e estressante perder uma bagagem, tente manter a calma e documentar tudo. Tire fotos do relatório de perda de bagagem e do número de registro que a companhia aérea lhe fornecer, guarde todos os recibos de itens que você precisou comprar para se virar enquanto esperava a bagagem, e mantenha uma linha de comunicação aberta com a companhia aérea.
 
  • Faça um acompanhamento: após o registro do relatório de perda de bagagem, faça um acompanhamento regularmente com a companhia aérea para saber se houve novidades sobre a localização da sua bagagem. Caso não receba a bagagem perdida dentro de algumas horas ou dias, envie e-mails para registrar a sua insatisfação.
 

Caso a bagagem não seja encontrada brevemente, é possível ingressar com uma ação judicial para reclamar por danos morais, pela falha na prestação dos serviços. As compras que foram realizadas ao longo da viagem, para substituir os pertences da mala, como roupas e itens de uso pessoal, também poderão ser cobradas na justiça, a título de danos materiais. 

O importante é tentar aproveitar sua viagem, apesar dos perrengues, e não se esquecer de procurar um(a) advogado(a) de confiança assim que retornar!

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